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05 Maio 2022

Implementação do Plano de Recuperação das Aprendizagens superior a 80%

O Ministério da Educação apresentou aos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) os resultados da primeira monitorização do Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola+ e divulgou o Guião de Práticas e Sugestões (GPS) para potenciar o uso dos resultados das provas de aferição. 
 
Estes dois instrumentos visam melhorar o acompanhamento dos alunos, a partir de dados sobre os seus desempenhos, e conhecer as medidas adotadas pelas escolas para aferir quais as mais eficazes no processo de recuperação das aprendizagens. 
 
O inquérito de monitorização foi respondido por 96,4% das escolas. O Plano de Recuperação das Aprendizagens 21|23 Escola+ integra um conjunto vasto de medidas, estando em desenvolvimento e implementação mais de 80% das ações previstas. 
 
Este inquérito afere a taxa de adesão das escolas a medidas organizacionais de caráter pedagógico. Nas escolhas feitas pela generalidade das escolas, destaca-se a adoção, em larga maioria, das ações «Escola a Ler» (82% dos AE/ENA), «Começar um novo ciclo e/ou 1.º ciclo e novos ciclos» (74%) e «Capacitar para avaliar» (66%). 
 
O Plano 21|23 Escola+, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, incide em três eixos de atuação: «Ensinar e Aprender», «Apoiar as Comunidades Educativas» e o «Conhecer e Avaliar», integrando cada um várias domínios que se desenvolvem através da realização de ações específicas. 
 
Guião de Práticas e Sugestões (GPS) O trabalho de apoio às escolas na monitorização dos efeitos da pandemia nas aprendizagens dos alunos envolve a análise dos resultados do desempenho dos alunos, associada ao desenvolvimento de práticas mais adequadas à superação das dificuldades detetadas. 
 
Por outro lado, o Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE) desenvolveu o projeto PAR (Projeto de Acompanhamento de Escolas na Análise e Utilização dos Relatórios de Avaliação Externa), que deu origem a dois guiões com orientações para a análise e utilização dos resultados das Provas de Aferição: um Guião de Práticas e Sugestões (GPS) para o 1º e outro para os 2.º e 3.º ciclos. 
 
Estes GPS são exemplos de práticas de referência, que envolvem alunos, professores e encarregados de educação.
 
 
Fonte: Portal do Governo