Skip to content
Ínicio / Notícias / Prémio Internacional de Direitos Humanos "Emílio...
Notícias
13 Outubro 2021

Prémio Internacional de Direitos Humanos "Emílio F. Mignone", Edição de 2021

Encontra-se aberta a convocatória para o Prémio Internacional de Direitos Humanos “Emílio F. Mignone”, na sua Edição de 2021, cujas inscrições decorrem até ao dia 25 de outubro de 2021.

 

Trata-se de um Prémio criado em 2007, com o objetivo de reconhecer o trabalho de instituições estrangeiras e de pessoas residentes no exterior, relativamente à sua promoção e proteção dos Direitos Humanos. O Prémio é inspirado na figura e obra de Emílio F. Mignone, o qual foi um dos principais defensores dos Direitos Humanos na Argentina.

 

Este Prémio tem como objetivo contribuir para que a organização ou a pessoa premiada dê visibilidade aos problemas com os quais trabalha, estreite os laços com as organizações da sociedade civil na Argentina, bem como valorize o seu compromisso com a promoção e a defesa dos Direitos Humanos no seu país de origem.

 

No presente ano, a entrega do Prémio será realizada no dia 9 de dezembro, embora esta seja uma data ainda sujeita a alteração, bem como o formato da entrega do prémio, numa cerimónia presidida pelo Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, com a presença de autoridades da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, do CELS (The Center for Legal and Social Studies is an Argentine human rights organization founded in 1979 during the last military dictatorship), bem como da família Mignone.

 

O vencedor receberá uma reprodução de uma obra de arte do artista plástico argentino León Ferrari.

 

Dependendo da situação sanitária, o Prémio Mignone 2021 consistirá num convite dirigido à pessoa ou ao representante da instituição premiada para visitar a República Argentina, aproximadamente por uma semana. Tal inclui passagem aérea desde o seu local de residência, em classe económica, hotel e diárias. Durante a sua visita à cidade de Buenos Aires, o vencedor(a) terá uma agenda de encontros e atividades com instituições governamentais, organizações de Direitos Humanos, instituições académicas e imprensa, entre outros. A agenda da visita será acordada com o vencedor de acordo com o tema específico a que se dedique.

 

As inscrições deverão ser efetuadas, até ao próximo dia 25 de outubro, através do formulário disponível no seguinte site: 

https://www.cancilleria.gob.ar/es/iniciativas/premio-internacional-de-derechos-humanos-emilio-f-mignone/convocatoria-2021