Skip to content
Início / Notícias / Quartetos de Mozart - Solistas da Metropolitana...
Notícias

Quartetos de Mozart - Solistas da Metropolitana

Decorre no dia 11 de novembro, às 17:00h, no Teatro Thalia o concerto Quartetos de Mozart - Solistas da Metropolitana.

 

Wolfgang Amadeus Mozart compôs vinte e seis quartetos de cordas ao longo da vida. Os mais conhecidos são os seis que escreveu em 1785, poucos anos depois de se mudar para Viena.

 

São conhecidos por «Quartetos Haydn» porque resultaram da influência dos quartetos Op. 33 do velho mestre. Mas já antes havia escrito um outro conjunto de seis, aquando da sua terceira viagem a Itália, entre o outono de 1782 e a primavera de 1783.

 

Chamam-se hoje «Quartetos Milaneses». Neste programa, os Solistas da Metropolitana interpretaram dois quartetos que espelham bem a diferença entre estes dois cadernos.

 

O KV 465 distingue-se uma escrita laboriosa, filtrada por sucessivas revisões. Por momentos, leva-nos a esquecer a espontaneidade que ouvimos anteriormente e que estamos mais habituados a associar a este compositor. O início, tenebroso e angustiante, terá impressionado bastante os ouvintes da época e deu origem ao nome por que se tornou conhecido, «Dissonância».

 

Durante cerca de dois minutos sucedem-se intervalos inconclusivos, carregados de dramatismo. Paradoxalmente, abrem caminho a quatro andamentos plenos de vivacidade e fulgor. Quase apetece dizer que celebram a Consonância.

 

Pode consultar informação no site da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Os bilhetes custam 5 €.

 

                                                            

 

31 Outubro 2023
CONTACTOS GERAIS
Av. Infante Santo, nº 2, 1.º/ 2.º/5.º andares
1350 - 178 Lisboa
Tel: 217 811 600
Fax: 217 978 020
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Centro de Informação e Relações Públicas (CIREP)
de segunda feira a sexta-feira, das 10:00h às 16:00h.
 
Av. 24 de julho, n.º 148, 1350-346 Lisboa
Telefone 217811690
Sala de Leitura (biblioteca/arquivo) 
de segunda-feira a sexta-feira, das 10:00h às 16:00h.
 
 
Av. 24 de julho, n.º 134-D
 
CertificaçãoLivro amarelo