Skip to content
Início / Notícias /
Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de junho

“Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação.” Vergílio Ferreira

 

Durante o mês de junho, cabe ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. revelar, nas montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, o Potencial Económico da Língua Portuguesa. Língua oficial, de trabalho ou de documentação na União Europeia, União Africana, Organismos Ibero-Americanos, em agências e organismos das Nações Unidas, a língua portuguesa é a 4.ª língua mais falada no mundo, sendo a língua oficial nos 9 estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em Macau (RPC).

Por outro lado, junho é o mês da criança e, como tal, as montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência não podiam deixar de receber o Instituto de Apoio à Criança (IAC), com a exposição dos brinquedos e trabalhos realizados por crianças em atividades dos vários setores do IAC, e com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade sobre o trabalho realizado, assumindo-se como promotor e defensor dos Direitos da Criança.

 

 

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Uma língua grande como os mares

 

 

 

 

 

O Camões, I.P. pretende ser um organismo de referência na coordenação e articulação da política externa do Governo nas áreas da cooperação internacional, promoção da língua e cultura portuguesas enquanto domínios crescentemente entendidos pelos Estados como instrumentos de projeção da sua influência e defesa dos seus interesses.

 

 

 

 

A mostra “Potencial Económico da língua Portuguesa” foi organizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. com coordenação científica do ISCTE/IUL – Instituto Universitário de Lisboa e tem por objetivo reforçar o conhecimento sobre a Língua Portuguesa e assim contribuir ativamente para a sua valorização e difusão no mundo.

 

 

As indústrias e os serviços em que a língua portuguesa é um elemento chave representam 17% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal. Estima-se em 261 milhões, o número de falantes de português, o que representa 3,7 % da população mundial, distribuída por cerca de 7,25 % da superfície continental da Terra, é a língua mais falada no hemisfério sul, a terceira língua europeia depois do inglês e do espanhol, a quarta língua materna, a quinta língua mais utilizada na Internet e a quarta com maior taxa de crescimento, a terceira mais usada no Facebook e também a que apresenta o maior crescimento, é ainda a sexta língua do mundo mais utilizada nos negócios, depois do inglês, do mandarim, do francês, do árabe e do espanhol.

 

 

 

Instituto de Apoio à Criança

Desde 1983 na Defesa e Promoção dos Direitos da Criança

 

 

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) participa no programa de dinamização de montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, com o objetivo de divulgar as atividades de maior significado do Instituto.

 

Desta forma, durante todo o mês de junho de 2017 pode ser apreciada a exposição composta por diversos materiais: cartazes, publicações, brinquedos e trabalhos realizados por crianças em atividades dos vários setores do IAC:

 

›           Rede “Construir Juntos”;

›           Projeto Rua “Em Família para Crescer”;

›           CEDI – Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança;

›           SOS – Criança;

›           Atividade Lúdica;

›           Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança.

 

 

 

 

 

A responsabilidade da organização desta exposição é do Centro de Documentação do IAC (IAC-CEDI), que possui no seu acervo documentação especializada, em papel e em formato digital, na área da criança (Criança Maltratada, Abuso Sexual, Criança de Rua, Criança em Risco, Direitos da Criança, Exclusão Social, Família, Atividade Lúdica, Educação, Bullying, etc.).

08 Junho 2017
CONTACTOS GERAIS
Av. Infante Santo, nº 2, 1.º/ 2.º/5.º andares
1350 - 178 Lisboa
Tel: 217 811 600
Fax: 217 978 020
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Centro de Informação e Relações Públicas (CIREP)
de segunda feira a sexta-feira, das 10:00h às 16:00h.
 
Av. 24 de julho, n.º 148, 1350-346 Lisboa
Telefone 217811690
Sala de Leitura (biblioteca/arquivo) 
de segunda-feira a sexta-feira, das 10:00h às 16:00h.
 
 
Av. 24 de julho, n.º 134-D
 
CertificaçãoLivro amarelo