Skip to content
Ínicio / Notícias / Festival das Lanternas no Agrupamento de Escolas C...
Notícias

Festival das Lanternas no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, em Braga

O Festival das Lanternas encerra, conforme a tradição, as comemorações do Ano Novo Chinês, este ano celebrado nas diversas escolas com oferta do mandarim, como língua estrangeira III, no curriculum do ensino secundário.

 

 

Assim aconteceu, no passado dia 17 de fevereiro, na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, envolvendo cerca de 500 elementos da comunidade educativa, entre alunos e professores.

 

Lanternas vermelhas decoradas a amarelo e dourado exprimiam a todos o desejo de sorte e prosperidade neste Novo Ano Chinês, dedicado ao Rato.

 

 

A “Cerimónia Tradicional do Chá”, o workshop “Viagem pela Cultura Chinesa”, composto por cinco atividades – caligrafia, recorte de papel, xadrez chinês, nó chinês e decifração de enigmas –, a sessão de Medicina Tradicional Chinesa, a degustação dos “bolinhos da sorte”, com as suas mensagens auspiciosas, bem como a aula de sensibilização da aprendizagem do mandarim, para alunos do 9º ano, foram algumas das ofertas do programa da Celebração do Festival das Lanternas.

 

Ainda a desafiar o olhar, esteve patente a exposição de fotografia sobre Macau “O verde dos bambus mais altos é azul”, de Cristóvam Dias.

 

De destacar, também, a entoação de canções tradicionais chinesas, a cargo dos alunos do 10.º e do 11.ºanos, que frequentam a disciplina de mandarim.

 

Uma faixa de solidariedade para com as pessoas infetadas pelo Coronavírus (ou Covid-19), recolhia assinaturas e expressões de apoio.

 

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

 

24 Fevereiro 2020