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Jornal Oficial da União Europeia – Conclusões do Conselho sobre os professores e formadores europeus do futuro

Acabam de ser publicadas, no Jornal Oficial da União Europeia, as Conclusões do Conselho sobre os professores e formadores europeus do futuro, essenciais para compreender que obrigações, responsabilidades, expetativas e desafios comuns, estas duas classes profissionais enfrentam atualmente nos diversos países da União Europeia (UE). 
 
A Presidência Croata procurou responder aos desafios e necessidades dos Estados-Membros, num esforço combinado de manutenção dos trabalhos e adaptação face ao impacto da crise da COVID-19 nos sistemas de educação e formação, realizando três videoconferências informais de alto nível dos Ministros da Educação da UE, nos dias 12 de março, 14 de abril e 18 de maio de 2020. 
Com a colaboração dos diversos Estados-Membros, a Presidência levou a cabo, no passado dia 25 de maio de 2020, a adoção destas Conclusões do Conselho da União Europeia, considerada como um dos elementos essenciais das políticas do quadro europeu, bem como de grande relevância perante as circunstâncias atuais de mudança nos processos de ensino e aprendizagem despoletada pela crise da COVID-19. O documento assinala a importância destes profissionais como sendo a força motora dos sistemas de educação e formação, destacando ainda o papel essencial do desenvolvimento, do bem-estar e da atratividade profissional. Refere igualmente a relevância da existência de uma cultura de colaboração e de cooperação, e de existência de oportunidades na carreira aliadas a experiências de mobilidade e de intercâmbio.   
 
O documento, agora disponível em versão portuguesa, enquadra-se como um verdadeiro ponto de partida para um novo debate e uma nova realidade sobre o futuro da profissão, tendo em vista realçar a grande capacidade de adaptação e de criatividade dos professores e dos formadores revelada na atual crise provocada pela COVID-19.
09 Junho 2020