Skip to content
Ínicio / Notícias / Mensagem da Comissária Europeia para a Inovação...
Notícias

Mensagem da Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel

Na sua habitual comunicação mensal, a Comissária Europeia responsável pelas áreas da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, fez um balanço dos trabalhos realizados nas últimas semanas nos domínios pelos quais é responsável.
 
Com a reabertura das fronteiras e o aproximar do período anual de férias, foi lançada uma plataforma “Re-open EU", desenvolvida pelos especialistas do Joint Research Center, dedicada às pessoas que pretendem ter acesso a informações necessárias para o planeamento das suas viagens e deslocações para um dos países do mapa europeu. A ideia consiste em que as pessoas se mantenham saudáveis, seguras e prevenidas. 
Ainda numa perspetiva de lazer e ocupação, a Comissária referiu o lançamento de uma campanha denominada “Europe’s Culture – close to you” que permite ajudar os europeus a re-descobrir, com confiança, a beleza e a riqueza de muitos lugares europeus. 
Paralelamente, têm-se concentrados esforços e energias para travar e dar por finda a pandemia da COVID-19, pela via da realização de intensos e inovadores trabalhos de investigação, por parte dos melhores investigadores do continente europeu. De facto, a comunidade científica tem respondido às chamadas do Horizontre 2020, salientando os promissores resultados do projeto Excalat4Cove no tratamento da COVID-19 e da BioNTech SE, no desenvolvimento de uma vacina. Foi apresentada à Comissária, no passado dia 17 de junho, uma estratégia europeia conjunta para uma vacina. Aliado a estes trabalhos, a atenção da Comissão continua dirigida ao combate à desinformação, tendo já sido criado um software de leitura de dados e de inteligência artificial  que faz esse rastreio.
Este mês de junho ficou igualmente marcado pela aprovação do Fundo do Conselho Europeu de Inovação, que irá ajudar as starts-up e PME’s mais inovadoras a reporem rapidamente os seus produtos no mercado. 
Mariya Gabriel sublinhou ainda a realização de duas importantes reuniões ministeriais: a 4.ª videoconferência informal dos Ministros da Educação da UE e a Reunião Extraordinária Virtual dos Ministros da Educação do G20, nas quais marcou presença, frisando o trabalho esforçado por parte dos Estados-Membros em reunir todos os meses, no sentido de minimizar a perturbação que a pandemia causou nos sistemas de educação e formação europeus. Mais do que nunca, provou-se a importância da cooperação europeia em matéria de educação e formação, e da sua manutenção na agenda UE nos próximos anos, incluindo a educação digital verdadeiramente inclusiva e de alta qualidade.
A crise do coronavírus também destacou a vulnerabilidade do setor de artes cénicas, já que todos os locais tiveram de fechar, e a maioria das apresentações só será retomada após o verão. Um esquema de apoio específico com foco no teatro, na dança, no circo e nas artes de rua foi elaborado. O setor encontra-se a recuperar e foi lançado o Programa Creative Europe.  
 
Para mais informações, consultar aqui.
03 Julho 2020