International Day Commemorating the Victims of Acts of Violence based on Religion or Belief
No dia 21 de agosto comemorou-se o Dia Internacional das Vítimas de Atos de Violência baseados em Religião ou Crença. Neste Dia, prestou-se homenagem a todos aqueles que perderam a vida, ou são agredidos, ameaçados e perseguidos, devido à sua religião ou crença. Em todo o mundo, muitos são discriminados pela própria essência de quem são. Os ataques a indivíduos baseados na sua religião ou crença, bem como a violência perpetrada sob o pretexto de uma doutrina, prescrição e prática religiosa, são inaceitáveis.
O compromisso da União Europeia (EU) norteia-se pela implementação das Diretrizes sobre Liberdade de Religião ou Crença. Esforça-se para abordar qualquer forma de perseguição e discriminação de indivíduos através do compromisso do multilateralismo e do envolvimento nos fóruns de direitos humanos da ONU e nas iniciativas lideradas pela ONU.
Nos últimos dez anos, através do Instrumento Europeu para a Democracia e os Direitos Humanos (IEDDH), a UE financiou projetos relacionados com a liberdade de religião ou de crença no valor de mais de € 22 milhões em todas as regiões do mundo, incluindo, entre outras, ações para combater o discurso de ódio e fomentar o diálogo entre comunidades e religiões.
A União Europeia continuará a trabalhar, a nível interno e externo, para combater a discriminação e o discurso de ódio com base na religião ou crença, bem como para combater a impunidade e reforçar a responsabilização.