Skip to content
Ínicio / Notícias / Colaborações científicas entre Portugal e Rein...
Notícias

Colaborações científicas entre Portugal e Reino Unido em debate no Pavilhão do Conhecimento

A Embaixada Britânica em Lisboa, a PARSUK – Associação de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o apoio da Ciência Viva, apresentam o relatório “PUMP 2023 – Mapeamento das Colaborações Científicas entre Portugal e o Reino Unido”. É já no dia 12 de dezembro, pelas 09.00, no Auditório José Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, que analisamos a evolução das colaborações científicas entre Portugal e o Reino Unido.

 

A abertura do evento está marcada para as 09.30, com as intervenções de Chris Santy, Embaixador Britânico em Portugal, Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva. Segue-se a apresentação do Relatório PUMP 2023, por Diogo Martins, Presidente da PARSUK, e um caso de estudo sobre investigação marinha, uma das áreas mais ativas de colaboração, com Kerry Howell, da Plymouth University, no Reino Unido, e Ana Hilário, da Universidade de Aveiro. O programa termina com a mesa redonda “Revitalizar a colaboração bilateral Portugal – Reino Unido”, dinamizado por um painel de especialistas portugueses.

 

O PUMP produziu um mapeamento da evolução das colaborações científicas entre Portugal e o Reino Unido para ver de que forma a união de esforços poderá responder eficazmente aos desafios e oportunidades que ambos os países enfrentam. Cerca de 15 000 artigos científicos, dos quais 80% no ‘top 25’ das revistas científicas mais prestigiadas, dão testemunho da robustez e importância das colaborações científicas entre Portugal e o Reino Unido. Outro ponto a assinalar é o elevado investimento dos dois países em oportunidades de formação internacional, com mais de 350 projetos internacionais de doutoramento avaliados em milhões de euros.

 

O relatório apresenta igualmente recomendações fundamentais para futuros investimentos entre Portugal e o Reino Unido, como a aposta na investigação conjunta em áreas estratégicas e de interesse mútuo, como as alterações climáticas, a biotecnologia ou o oceano. Agora que está confirmada a associação do Reino Unido ao Programa Horizonte Europa, este evento discutirá de que forma podemos aprofundar as colaborações científicas entre Portugal e Reino Unido.

 

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, marca presença no encerramento.

 

Inscrições aqui

 

Mais informações e programa detalhado em https://www.pavconhecimento.pt//PUMP

 

                                 

O evento decorrerá em língua inglesa.

07 Dezembro 2023