Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposição nas montras do MEC durante o mês de n...
Notícias

Exposição nas montras do MEC durante o mês de novembro

As montras do edifício do Ministério da Educação e Ciência, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, acolhem, durante o mês de novembro, duas exposições da responsabilidade da Editorial do Ministério da Educação e Ciência (EMEC) e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).


Editorial do Ministério da Educação e Ciência

Tendo como principal atividade a edição e a impressão de suportes de informação gravados, a exposição preparada pela Editorial do Ministério da Educação e Ciência (EMEC) tem como propósito divulgar os serviços e produtos que esta gráfica e editorial coloca à disposição do sistema educativo.
A EMEC disponibiliza uma gama completa de serviços gráficos – pré-impressão, design, revisão linguística e tipográfica, impressão (offset e digital) e acabamento –, bem como serviços de distribuição nacional (continente e ilhas). A EMEC também abastece o sistema educativo com diversos materiais de apoio e comercializa várias publicações de apoio ao ensino.
A exposição apresenta uma seleção de livros e brochuras editados por diversos organismos do Estado e produzidos nas oficinas gráficas da EMEC, bem como alguns dos principais materiais comercializados e distribuídos pela EMEC.


Direção-Geral do Património Cultural

Pela sua beleza e pelo seu enquadramento, pelas suas coleções e pela sua programação cultural, os museus e os monumentos de Portugal são lugares únicos, espaços que transmitem valores, despertam memórias e interagem com a contemporaneidade, proporcionando experiências memoráveis e uma aprendizagem indispensável à formação da identidade de quem os visita.
Sendo responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental, cabe à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) o estudo, a investigação e a divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, a gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico no território e nas cidades, a realização de obras de conservação nos grandes monumentos, a gestão dos Museus Nacionais e dos monumentos classificados como Património Mundial, a coordenação da Rede Portuguesa de Museus, a documentação e inventário do património imaterial, bem como as intervenções de conservação e restauro de peças de património móvel e integrado.
Com o intuito de integrar a divulgação dos valores artísticos, as lojas da DGPC apresentam uma linha de objetos inspirados nos museus e monumentos nacionais. Das réplicas às peças contemporâneas, produzem a ponte entre o passado e o presente, oferecendo aos seus visitantes uma viagem através do tempo. Ao visitar os museus e monumentos de Portugal, poderá levar consigo um pouco da História do nosso Património.

 

 

24 Novembro 2015