Skip to content
Ínicio / Notícias / Início dos concursos de professores - Publicado a...
Notícias

Início dos concursos de professores - Publicado aviso em Diário da República

Apostando na normalidade, estabilidade e previsibilidade dos concursos de docentes e a fim de existir uma colocação atempada dos mesmos, fundamental na preparação do próximo ano letivo, acaba de ser publicado o aviso de abertura que permite o início dos concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano letivo de 2021/2022.
 
Na sequência da publicitação de dois acórdãos do Tribunal Central Administrativo Sul (TCA Sul), o Ministério da Educação acomodou as seguintes adaptações ao sistema:
 
-Disponibilização de horários completos: nos concursos de mobilidade interna e contratação inicial são disponibilizados apenas horários completos. Processo n.º 2025/17.8BELSB, 16-04-2020;
 
- Manifestação de preferências: no concurso externo os docentes que concorrem na 1.ª prioridade devem manifestar preferências pelo maior número de quadros de zona pedagógica (QZP), de forma a garantir a sua colocação naquele concurso e nos quadros do Ministério da Educação, sendo esta colocação proporcionada pela abertura de vaga decorrente do cumprimento da designada norma-travão (n.º 2 do artigo 42.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, na sua atual redação). Os candidatos opositores à 1.ª prioridade, que não tenham manifestado a preferência pela totalidade dos dez QZP e não consigam colocação num dos QZP da sua preferência, não obterão lugar em quadro QZP. Se, em função da sua opção na manifestação dessas preferências, se vier a verificar que há candidatos que não ocupam vaga e, por conseguinte, não ingressam nos quadros do Ministério da Educação, em 2021/2022, em resultado da limitação legal do número de contratos sucessivos, não poderão celebrar qualquer contrato com o Ministério da Educação. Processo n.º 1539/18.7BELSB, 02-07-2020.
 
De referir que os pedidos de certificação de tempo de serviço prestado, no ensino particular e cooperativo, devem ser apresentados até às 18 horas do dia 19 de março (último dia da candidatura), de forma a serem considerados para efeitos de candidatura.
 
O número de vagas disponíveis, para ambos os concursos, cresceu relativamente aos anos anteriores. Para o concurso interno, foram apuradas 6 237 vagas, enquanto que para o concurso externo foram apuradas 2 455 vagas.
 
A publicação do aviso em Diário da República ocorreu hoje e a fase de candidatura decorre entre o dia 11 de março e as 18:00 horas do dia 19 de março.
 
 
Fonte: Portal do Governo
11 Março 2021