Jornal Oficial da União Europeia – Conclusões do Conselho sobre o impacto da pandemia de COVID-19 e a recuperação do setor do desporto
O Jornal Oficial da União Europeia acaba de publicar as Conclusões do Conselho sobre o impacto da pandemia de COVID-19 e a recuperação do setor do desporto. Neste documento consegue-se perceber que este setor foi, tal como tantos outros da sociedade em geral, travado e paralisado nas suas atividades e nos seus calendários de eventos ao nível europeu e mundial. A realização de duas videoconferências informais de alto nível dos Ministros da União Europeia responsáveis pela área do desporto, a cooperação entre os Estados-Membros e a resposta continuada a questionários permitiram que este documento fosse elaborado e adotado.
A crise pandémica e o seu impacto na sociedade em geral, em todos os setores, incluindo no do desporto reforçou a cooperação ao nível da UE e entre os EM, designadamente no que se refere à partilha de experiências, práticas, medidas implementadas e desafios enfrentados no combate à COVID-19.
A paragem do setor afetou tanto as organizações desportivas de alta competição e os seus atletas de elite, como as associações de movimento desportivo de base, que dão apoio e prestam serviços regulares à comunidade, aos municípios e aos cidadãos. A preocupação surgiu em várias frentes: ao nível económico e técnico por ter cessado por completo as suas atividades, parando assim toda a massa empresarial e profissional do setor, ao nível sanitário, procurando diminuir os riscos de contaminação e propagação do vírus, ao nível educativo, associativo, afetando assim a socialização e o bem-estar dos cidadãos de todos os grupos etários.
As atividades do setor do desporto têm vindo a ser retomadas gradualmente, com as devidas condições de segurança e higiene, com alguma flexibilização das medidas específicas e com uma continuada avaliação dos riscos potenciais para evitar o aumento da propagação do vírus.
O documento, que se encontra disponível em versão portuguesa, permite perceber que impactos a crise da COVID-19 teve no desporto e de que forma se caminha agora para um cenário europeu de recuperação firmado pela ideia da Presidência Alemã orientada para um “Together for Europe recovery”.