Skip to content
Ínicio / Notícias / “Strengthening the Governance of Skills Systems:...
Notícias

“Strengthening the Governance of Skills Systems: Lessons from six Countries”

“Fortalecer a Governança dos Sistemas de Competências: lições de seis países da OCDE” é uma das mais recentes publicações da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, tendo como objetivo partilhar a experiência de seis países e dar conselhos sobre como tornar eficaz a governança dos sistemas de competências.

Portugal é um dos países apresentados no estudo.

No cruzamento da educação, do mercado de trabalho, da indústria e de outros domínios da política, a gestão das políticas de competências é necessariamente complexa. No entanto, a eficiência desta gestão é, mais do que nunca, crucial, pois a globalização, o progresso tecnológico e as mudanças demográficas exigem sistemas de competências que garantam a todos os membros da sociedade as competências necessárias para progredirem num mundo em rápida e constante mudança.

O capítulo 6, dedicado ao estudo de caso de Portugal, centraliza-se na ação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P. (ANQEP), destacando a inovação institucional bem-sucedida num contexto de importantes restrições financeiras, após a crise económica e financeira.

Apresenta, ainda, um bom exemplo de envolvimento das diferentes partes interessadas, numa articulação e coordenação entre diversos ministérios, setores não-governamentais e parceiros sociais, revelando a importância de alinhar e coordenar acordos de financiamento num contexto de grande austeridade.

 

Consultável em:  "Strengthening the Governance of Skills Systems: Lessons from Six OECD Countries

29 Abril 2020