Skip to content
Ínicio / Notícias / UNESCO -Coligação Mundial para a Educação face...
Notícias

UNESCO -Coligação Mundial para a Educação face ao COVID-19

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou uma Coligação Mundial para assegurar a educação à distância aos mais de 1.500 milhões de alunos, em 165 países, afetados pelo encerramento das escolas devido à pandemia causada pelo COVID 19.

 

Em comunicado, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, disse que nunca antes testemunhámos uma disrupção educativa com esta magnitude.

 

Segundo a UNESCO, cerca de 87% da população estudantil mundial vê-se afetada pelo fecho das escolas, determinado pelo coronavírus Covid 19.

 

A Coligação Mundial para a Educação, agora lançada, constitui um apelo a uma ação coordenada e inovadora, com o objetivo de identificar soluções e mobilizar recursos e conhecimentos especializados, no sentido de permitir a professores e alunos melhor responder à nova situação que vivemos, sempre tendo em vista a responsabilidade coletiva de garantir a continuidade escolar, assegurando a equidade e a inclusão de todos no acesso à aprendizagem.

 

Neste contexto do combate a uma epidemia à escala global, a Coligação visa ajudar os países e organizações a mobilizar recursos e a aplicar soluções inovadoras, adaptadas ao ensino a distância, bem como de acelerar o intercâmbio de experiências, com particular enfoque na ajuda aos mais vulneráveis.

 

Com esta iniciativa, pretende-se ainda preparar o regresso dos alunos às escolas quando reabram e evitar o aumento da taxa de abandono escolar no cenário pós Covid 19.

 

 

Para mais informação, aceda à página da UNESCO .

01 Abril 2020