A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) tem implementado um Sistema Integrado de Gestão que contempla um Sistema de Controlo Interno, alicerçado nos seguintes documentos:
- Cartas de Missão e respetivos relatórios;
- QUAR e relatórios de autoavaliação;
- Planos e relatórios de atividades;
- Código de Ética e de Conduta;
- Declaração de Política AntiFraude (PAF);
- Plano de Gestão de Riscos;
- Relatório de Gestão de Riscos;
- Manual de Gestão;
- Manual de Procedimentos e Controlo Interno;
- Mapa de pessoal e Balanço Social;
- Monitorização trimestral e revisão semestral pela gestão;
- Orçamento anual, contas de gerência e relatórios financeiros;
- Auditorias internas e externas
A SGEC, na qualidade de Beneficiário Direto e de Beneficiário Intermediário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), viu acrescidas as suas responsabilidades. Por esse facto, adotou o que considerou serem as medidas adequadas para proteger os interesses financeiros da União Europeia e assegurar que a utilização dos fundos do PRR cumpre a legislação europeia e nacional, designadamente no que respeita à prevenção, deteção e correção de fraudes, corrupção, conflito de interesses e do duplo financiamento. Para o efeito, a SGEC promove os ajustamentos necessários ao cumprimento dessa nova função e garante a revisão periódica da documentação associada ao seu Sistema de Controlo Interno.