Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 01 — 03/01/2024

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
01
Data: 
Quarta, Janeiro 3, 2024
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Finanças
Aprova a declaração modelo 37 e respetivas instruções de preenchimento.
Corpo: 
Finanças e Educação - Gabinetes dos Ministros das Finanças e da Educação
Renova as comissões de serviço de Luís Miguel Pereira dos Santos, Anabela Barreira Antunes Serrão e Manuel António Carvalho Gomes, respetivamente, nos cargos de presidente e vogais do conselho diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, I. P..
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete da Ministra
Delegação de poderes, com faculdade de subdelegação, nos órgãos de direção das instituições de ensino superior públicas, incluindo as de natureza fundacional.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.
Altera e republica o Regulamento de Projetos Financiados.
Corpo: 
Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Autoridade de Gestão do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão
Distribuição de pelouros e delegação de competências pelos membros da comissão diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão.
Informações Gerais: 
Corpo: 
A popularização recente de redes neuronais treinadas para gerar texto e imagem suscitou um debate público e preocupações justificadas com o impacto desta tecnologia. 
A formação “Breve Introdução à Inteligência Artificial com Redes Neuronais” visa auxiliar os professores a compreender como funcionam as redes neuronais, que permitem serviços como os de geração de texto (e.g. ChatGPT) e imagem (e.g. DALL-E) e foca alguns aspetos técnicos necessários para se compreender o que são estes modelos, como funcionam e qual o seu potencial. 
A iniciativa destina-se a docentes dos grupos 500, 510,520 e 550, é uma ação de curta duração, presencial, realizada no dia 27 de janeiro. 
Corpo: 
A Associação de Professores de Filosofia, (Apf), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, dinamiza a 10.ª edição do concurso “Ensaio Filosófico no Ensino Secundário”, que visa suscitar o interesse pela escrita e reflexão filosóficas, realçar a importância da disciplina de Filosofia na formação geral dos alunos do ensino secundário e consolidar competências em literacia da informação.
O concurso é dirigido a todos os alunos deste ciclo de ensino, decorre até ao dia 1 de junho e a sua inscrição concretiza-se através do envio do(s) Ensaio(s) pelo Agrupamento/Escola Secundária.
Questionário: 
Corpo: 
Ao longo do ano de 2023, o Boletim Informativo foi emitido com uma frequência praticamente diária, chegando a cerca de 10.000 subscritores.
A fim de conhecer a opinião dos que diariamente recebem esta newsletter, agradecemos a sua colaboração na resposta a este questionário (de preenchimento anónimo).
As opiniões e sugestões recolhidas serão fundamentais para melhorar a qualidade do serviço prestado e introduzir aperfeiçoamentos, na expetativa de inovar e convergir com os interesses dos subscritores.
 

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90