Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 104 — 06/08/2020

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
104
Data: 
Quinta, Agosto 6, 2020
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Aprova o calendário de ações do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2020-2021.
Corpo: 
Negócios Estrangeiros, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação - Gabinetes do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação 
Fixa procedimentos para a simplificação da tramitação de equivalências de habilitações de ensino secundário estrangeiras e para a inscrição nos exames finais nacionais dos cidadãos residentes fora do território nacional.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação - Gabinetes do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação 
É designada a mestre Maria Filomena Pereira de Oliveira para exercer o cargo de subdiretora-geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação - Gabinetes do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação 
É designado o Prof. Doutor Pedro António da Silva Abrantes para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal.
Corpo: 
Educação - Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Secretária de Estado da Educação e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto 
Estabelece as normas de funcionamento do desporto escolar para o ano letivo de 2020-2021.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo: 
— Despacho – Nomeação de dois membros para o conselho de curadores da Fundação Universidade do Minho.
Título: 
Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Corpo: 
— Despacho – Determina as transferências a efetuar, no ano de 2020, para a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, por dotações orçamentais provenientes das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Título: 
Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto
Corpo: 
— Portaria – Estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia causada pela doença COVID-19 no âmbito dos apoios financeiros atribuídos às associações de jovens no ano de 2020.
Informações Gerais: 
Corpo: 
A Direção-Geral da Educação (DGE) acaba de lançar a obra “Aplicações para Dispositivos Móveis e Estratégias Inovadoras na Educação”, organizada pela Professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra (UC). Esta obra surge no âmbito das atividades do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE), da UC, integrando capítulos sobre: aplicações para dispositivos móveis; robótica; jogos; estratégias inovadoras na educação; cidadania digital e da sua pertinência.
Corpo: 
Nos meses de agosto e de setembro, o Museu de Lanifícios (MUSLAN), um Centro da Universidade da Beira Interior (UBI), propõe uma visita às Fábricas Reais da Covilhã e à descoberta do processo de industrialização dos lanifícios entre os séculos XVIII e XX, que determinou a memória coletiva e a identidade cultural da Covilhã, centro histórico dos lanifícios portugueses, e da região que tem por matriz a serra da Estrela.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90