Boletim Informativo - Edições

Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP
Boletim Informativo n.º 3 — 11/01/2016
Boletim Informativo:
N.º Boletim:
3
Data:
Segunda, Janeiro 11, 2016
Publicado em Diário da República:
Corpo:
Presidência do Conselho de Ministros
Autoriza a realização da despesa relativa aos apoios decorrentes da celebração de contratos-programa no âmbito do Programa de Generalização das Refeições Escolares, para o ano letivo de 2015/2016.
Título:
Corpo:
Finanças - Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Aprova as tabelas de retenção da sobretaxa de IRS.
Informações Gerais:
Corpo:
No decorrer da 123.ª Sessão Plenária do CNE, foi aprovado o Parecer sobre Avaliação das Aprendizagens e Realização de Provas Finais no Ensino Básico, a partir do qual foi elaborado um Relatório Técnico centrado na Avaliação das Aprendizagens dos Alunos no Ensino Básico. Os documentos encontram-se disponíveis para consulta na página eletrónica do Conselho Nacional de Educação.
Corpo:
Nas sociedades modernas, a avaliação desempenha um papel fundamental na procura do conhecimento e da melhoria dos sistemas sociais e económicos, em domínios tão diversos como os transportes, o comércio, a indústria ou a saúde. A avaliação é principalmente uma «ferramenta» que fornece informação, suportada em evidência devidamente validada, a todos os atores, sendo especialmente relevante para aqueles que têm responsabilidade na tomada de decisão.
Na educação, a avaliação assume contornos particulares, uma vez que está em jogo a formação e a qualificação das gerações futuras, que são dimensões-chave no desenvolvimento sustentado e na criação de riqueza dos países. Neste sentido, a avaliação externa e independente, orientada por princípios de equidade e de justiça, é particularmente relevante uma vez que assegura o conhecimento do sistema e introduz mecanismos de regulação que podem promover a qualidade das aprendizagens.
Enquanto indivíduos, enquanto alunos e professores, é igualmente importante olhar para a avaliação de forma isenta e desapaixonada, como algo que nos acompanha ao longo da vida e que deve ser vista tanto com seriedade como com naturalidade.
Com a realização desta conferência o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) pretende promover um debate alargado e informado sobre a avaliação educativa e afirmar a necessidade do estabelecimento de uma verdadeira cultura de avaliação, desafiando especialistas a darem o seu contributo.
A conferência terá lugar no dia 29 de janeiro de 2016, no Auditório do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.
Corpo:
A alimentação coletiva tem um papel importante na saúde das populações, particularmente a escolar. Esta formação visa o conhecimento de uma ferramenta de trabalho que almeja ser abrangente na interligação entre a teoria e a prática de uma alimentação saudável em contexto escolar.
Os objetivos desta formação são: compreender a metodologia para a determinação das capitações de géneros alimentícios; referenciar as particularidades da lista de capitações de géneros alimentícios; aplicar as capitações de géneros alimentícios em contexto escolar.
Destinado a todos os profissionais interessados na área, a formação, organizada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, realiza-se no Porto, no próximo dia 15 de janeiro.
Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.
Ficha Técnica:
Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado
Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Cristina Magro; Márcia Leal; Sandra Caneira.
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço
Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa
Telef.: +351 21 781 16 90