Uma animação teatralizada dá a conhecer aos mais novos uma obra-prima da pintura portuguesa do Renascimento, o Retábulo do Convento de Jesus, exposto na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal.
A atividade “…Aqui há tesouros!, a decorrer durante o ano letivo, inclui duas personagens, o mestre Jorge Afonso e a rainha D. Leonor.
Enquanto fala, o mestre-pintor aponta para os 14 painéis que integram o Retábulo-Mor da Igreja Convento de Jesus, datados de 1517/19 a 1530.
Os participantes na atividade “…Aqui há tesouros!” ficam a conhecer, de uma forma informal e lúdica, o processo que levou à criação desta obra de arte, a qual pertence ao espólio do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, bem como aspetos associados à produção das tintas, ao aparecimento da pintura a óleo e à organização das oficinas de artes plásticas, que incluíam mestre, praticantes e aprendizes.
Estas animações na Galeria Municipal do Banco de Portugal em Setúbal, dirigidas aos jardins de infância e às escolas do 1.º ciclo, com sessões às 11h00 e às 15h00, e com a duração aproximada de uma hora, incluem ainda dança ao som de música renascentista.