Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 122 — 18/09/2019

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
122
Data: 
Quarta, Setembro 18, 2019
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 
Altera a denominação e o plano de estudos do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na Escola Superior de Saúde de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 
Altera o plano de estudos do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 
Altera o plano de estudos do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Escola Superior de Saúde de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 
Altera a denominação e o plano de estudos do curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na Escola Superior de Saúde de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu.
Corpo: 
Educação e Saúde - Gabinetes do Ministro da Educação e da Ministra da Saúde 
Criação do Grupo de Trabalho das Alergias Alimentares na Escola.
Corpo: 
Educação e Saúde - Gabinetes do Ministro da Educação e da Ministra da Saúde 
Aprovação do regulamento de enquadramento do apoio às crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 na Escola.
Informações Gerais: 
Corpo: 
O Serviço Nacional de Saúde concebeu um livro digital, no qual aborda a temática do peso excessivo nas mochilas das crianças e dos jovens e o impacto negativo que gera na sua saúde.
 
A brochura integra diversos conselhos para minorar esta situação, designadamente, a promoção e o acesso a livros em formato digital, preferenciar o uso de livros repartidos e construir jogos interativos para aprender o que levar na mochila e como distribuir o peso na mesma.

Neste âmbito foi criado o concurso " O Saber não Deve Pesar", no qual se desafiam os leitores, individualmente ou em grupo, a apresentar ideias ou projetos para melhorar e resolver o problema das mochilas pesadas.
Corpo: 
No dia 27 de setembro, no Museu da Ciência, da Universidade de Coimbra, decorre a Noite Europeia dos Investigadores.
 
A iniciativa, que ocorre anualmente desde o ano de 2009, pretende aproximar o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo.
 
No evento serão focadas as preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, com enfoque na relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida das cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator de sustentabilidade.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90