Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 160 — 27/12/2019

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
160
Data: 
Sexta, Dezembro 27, 2019
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros 
Aprova o regime transitório de execução orçamental, previsto no artigo 12.º-H da Lei n.º 91/2001, de 20 de agosto.
Corpo: 
Finanças e Educação - Gabinetes dos Secretários de Estado do Orçamento e da Juventude e do Desporto 
Autoriza o conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a realizar a despesa relativa à aquisição de serviços de seguros para praticantes desportivos de alto rendimento.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Corpo: 

— Despacho – Criação e autorização de funcionamento do curso de especialização tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia no Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.

— Despacho – Criação e autorização de funcionamento do curso de especialização tecnológica em Cibersegurança no Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.

Título: 
Gabinete da Secretária de Estado da Educação
Corpo: 

— Despacho – É reconhecido o ensino na educação pré-escolar e dos1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, nos termos do currículo e programas portugueses, na Escola Camilo Castelo Branco, em Luanda.

Informações Gerais: 
Corpo: 
A Fundação Calouste Gulbenkian promove e acolhe a Formação Pedagógica - Aqui eu conto.
 
Uma língua é muito mais que gramática e vocabulário. Compreender as palavras e o seu sentido não é o mesmo que ser capaz de as usar para se exprimir. Comunicar, usando a voz e o gesto numa língua não materna, é um ato de coragem.
 
Por isso esta iniciativa propõe a utilização de práticas teatrais para o ensino e aprendizagem do Português língua não materna, indicando que espaços, condições, enunciados e materiais são necessários e explorando os conceitos teatrais de jogo, improvisação e oralidade aplicados às competências linguísticas. 
 
Este curso, com um total de 15 horas, decorre nos dias 11,18 e 19 de janeiro.
Corpo: 
O Fórum das Políticas Públicas é uma iniciativa anual do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), que visa promover a informação e o conhecimento sobre as políticas públicas, qualificar o debate de ideias e contribuir para a melhoria dos processos destas políticas em Portugal. 
 
A edição de 2020  será dedicada à sua avaliação e decorre a 28 de janeiro, no grande auditório desta instituição.
 
O Fórum de 2020 será precedido de um Curso Intensivo sobre Avaliação de Políticas Públicas, sendo destinado a dirigentes e técnicos da Administração Pública.
 
A participação em ambas as iniciativas está sujeita a inscrição, sendo o número de lugares limitado.
Questionário: 
Corpo: 
Ao longo do ano de 2019, o Boletim Informativo foi emitido com uma frequência praticamente diária, chegando a mais de 10.000 subscritores.
A fim de conhecer a opinião dos que diariamente recebem esta newsletter, agradecemos a sua colaboração na resposta a este questionário (de preenchimento anónimo).
As opiniões e sugestões recolhidas serão fundamentais para melhorar a qualidade do serviço prestado e introduzir melhoramentos, na expetativa de inovar e melhor ir ao encontro dos interesses dos subscritores.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90