Durante o mês de março, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência dá a conhecer, através das exposições nas montras do seu edifício, na Av. 5 de Outubro, n.º 107, a Editorial da Educação e Ciência (EMEC) e a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG).
Tendo como principal atividade económica a edição e a impressão de suportes de informação gravados, a Editorial da Educação e Ciência promove também a distribuição e venda de publicações, e presta serviços não só aos organismos centrais e periféricos da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e à rede pública de estabelecimentos de educação e ensino, mas também a outras entidades públicas e privadas, professores, alunos e famílias.
Situada nos n.os 6-8 da Av. 5 de Outubro, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves encontra-se instalada na antiga residência e atelier do pintor José Malhoa, Prémio Valmor 1905, que foi adquirida pelo oftalmologista Dr. Anastácio Gonçalves para ali viver e instalar a sua notável coleção de Arte.
Com o objetivo de promover experiências gratificantes de aprendizagem, para todas as faixas etárias e num âmbito de educação não formal, o Serviço Educativo da Casa-Museu pretende estabelecer uma ligação significativa entre o(s) público(s) e as coleções de Arte doadas ao Estado pelo Dr. Anastácio Gonçalves, no contexto da magnífica Casa em que este médico habitou e as conservou.