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Boletim Informativo - Edições

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Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 68 — 01/06/2022

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
68
Data: 
Quarta, Junho 1, 2022
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Quinta alteração aos Regulamentos dos Concursos Locais para as Candidaturas à Matrícula e Inscrição nos Cursos de Licenciatura em Música e em Teatro da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, aprovados em anexo à Portaria n.º 150/2013, de 15 de abril.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete da Ministra
Altera a composição do grupo de trabalho técnico para apoiar o processo de fixação de vagas do concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2022.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete da Ministra
Homologa as alterações aos Estatutos da Universidade dos Açores.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Controlo de Drones e Sistemas Autónomos da Escola Superior de Engenharia e Tecnologias do Instituto Politécnico da Lusofonia.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo: 
 — Despacho – Homologa a eleição do Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
 
— Portaria – Aprova o Regulamento do concurso local para a matrícula e inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Tecnologias da Música da Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
 
— Portaria – Primeira alteração ao Regulamento do concurso local para a candidatura à matrícula e inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Música na Comunidade, ministrado pelas Escolas Superiores de Educação de Lisboa e de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, aprovado em anexo à Portaria n.º 854/2010, de 6 de setembro.
 
— Portaria – Primeira alteração ao Regulamento do concurso local para a matrícula e inscrição no ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Música, ministrado pela Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa, aprovado em anexo à Portaria n.º 794/2007, de 23 de julho.
Título: 
Gabinete do Ministro da Educação
Corpo: 
— Despacho – Delegação de poderes do Ministro da Educação no chefe do seu Gabinete, Doutor Jorge Bernardino Sarmento Morais e designação da mestre Maria Antonieta da Costa Mourão Lima Ferreira, adjunta do meu Gabinete, para substituir o chefe do meu Gabinete nas suas ausências e impedimentos.
 
— Despacho – Delegação de poderes do Ministro da Educação no Diretor-Geral da Educação, Licenciado José Vítor dos Santos Duarte Pedroso.
 
— Despacho –  Delegação de poderes do Ministro da Educação no inspetor-geral da Educação e Ciência, licenciado Luís Alberto Santos Nunes Capela.
Informações Gerais: 
Corpo: 
O Ministério da Educação disponibiliza o relatório do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar”.
O estudo tem o objetivo de recolher e monitorizar indicadores de saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas, tendo em vista o desenho de propostas de intervenção diferenciadas, em função das necessidades identificadas, por grupos etários e por região geográfica e é o resultado de uma parceria entre a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Direção-Geral da Educação, Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Equipa Aventura Social/ ISAMB, Universidade de Lisboa, Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Corpo: 
A Direção-Geral da Educação divulgou o estudo “25 anos do Programa TEIP em Portugal”, realizado por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que atuam como peritos no acompanhamento destas escolas.
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental implementada em agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, onde o risco de abandono e insucesso escolar é mais elevado – pautando-se pelo respeito de princípios de discriminação positiva, permitindo que cada escola, no âmbito da sua autonomia, crie as respostas que considere adequadas aos seus contextos, fomentando o trabalho em rede e com o apoio de um conjunto de especialistas.
O estudo, apresentado no formato de E-book, conclui que as escolas TEIP “vivem a premência de fazer diferente, de criar respostas para os problemas e encetar estratégias que diluam os efeitos dos fatores socioeconómicos e culturais dos seus estudantes nos respetivos percursos escolares”.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Furão; Ana Pimentel; Cristina Magro; Márcia Leal
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90