Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 78 — 16/06/2020

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
78
Data: 
Terça, Junho 16, 2020
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro 
Estabelece, para o ano letivo de 2020/2021, as vagas para ingresso nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado em cada par instituição/ciclo de estudos, através de concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior e dos concursos de mudança de curso e de transferência para o 1.º ano curricular.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro 
Determina as orientações para a fixação de vagas para o concurso nacional de acesso e concursos locais de acesso no ano letivo de 2020-2021.
Corpo: 
Educação 
Procede à definição dos aspetos relativos às ações de formação contínua obrigatória para a revalidação do título profissional de treinador de desporto (TPTD).
Corpo: 
Economia e Transição Digital, Educação e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P. 
Constituição e regulamentação dos Conselhos Sectoriais para a Qualificação.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Retifica o Despacho n.º 5874/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 104, de 28 de maio de 2020.
Corpo: 
Educação - Gabinete da Secretária de Estado da Educação 
Procede à alteração, para vigorar no ano de 2020, ao Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, aprovado e publicado como anexo i do Despacho n.º 921/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 17, de 24 de janeiro de 2019.
Informações Gerais: 
Corpo: 
Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o Objetivo 14, é proteger a vida marinha.
Mais do que remediar é necessário prevenir: plásticos, lixo marinho e redes de pesca fantasma são um oceano de prevenção. Impõem-se novas abordagens e tecnologias para reduzir o lixo marinho.
Nesta conversa, que junta cientistas, engenheiros e parceiros da indústria pesqueira, falar-se-à  do projeto NetTag, iniciativa que tem como objetivo reduzir e prevenir o lixo marinho produzido pelas pescas, incluindo as chamadas redes fantasma.
Dia 21 de junho, na quinta de Serralves, das 11h00 às 12h00.
Acesso gratuito, sujeito a inscrição prévia.
Corpo: 
A 8ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, sob o tema “Ócio, Jogo e Brincadeira: Aprendizagens e Mediação Intercultural”, realizar-se-à nos dias 27 e 28 de novembro, em regime presencial e virtual, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Mediadores interculturais, professores, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais e animadores e outros interventores sociais, debatem a importância do Ócio, do Jogo e da Brincadeira enquanto espaços e tempos de aprendizagem, socialização, sociabilidade e interculturalidade.
Decorre até 15 de julho a chamada para comunicações livres. 

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90