Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 97 — 23/07/2020

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
97
Data: 
Quinta, Julho 23, 2020
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Primeiro-Ministro 
Determina a composição da Estrutura de Monitorização da Situação de Alerta, Contingência e Calamidade.
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros 
Reconhece o interesse público da Escola Superior de Saúde da Fundação «Fernando Pessoa».
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 
Delegação de competência nos órgãos de direção das instituições de ensino superior públicas, incluindo as de natureza fundacional, tutelados pelo membro do Governo responsável pela área da ciência, tecnologia e ensino superior.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinetes do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Corpo: 

— Despacho – Fixa procedimentos para a simplificação da tramitação de equivalências de habilitações de ensino secundário estrangeiras e para a inscrição nos exames finais nacionais dos cidadãos residentes fora do território nacional.

Título: 
Gabinetes do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação
Corpo: 

— Despacho – É designado o licenciado Nuno Miguel Correia dos Santos Neto Rodrigues, para exercer o cargo de diretor-geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal.

— Despacho – É designada a mestre Maria Filomena Pereira de Oliveira, para exercer o cargo de subdiretora-geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal.

— Despacho – É designado o Prof. Doutor Pedro António da Silva Abrantes, para exercer o cargo de subdiretor-geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em regime de substituição, até à nomeação do titular na sequência do procedimento concursal.
Informações Gerais: 
Corpo: 
A plataforma Europass é uma ferramenta valiosa para criar candidaturas a empregos ou cursos em diferentes países europeus.
Estudantes e trabalhadores de toda a Europa podem registar-se e criar um perfil com as suas competências, qualificações, interesses e experiências.
Os utilizadores receberão sugestões personalizadas de cursos e empregos no seu portfólio. Podem candidatar-se a oportunidades de emprego, preparar currículos e cartas de apresentação (em diferentes formatos) e poderão ainda aceder a informações sobre estudar e trabalhar na Europa, incluindo links para serviços nacionais fornecidos pelos Estados-Membros.
Esta informação está disponível gratuitamente em 29 línguas.
Corpo: 
Identificado o isolamento social dos jovens como um problema, o Movimento Transformers criou uma app que tem como objetivo a partilha de desafios pensados de forma a envolver toda a comunidade na sua resolução.
De forma criativa, em 31 desafios diários, os utilizadores são levados a pensar e a interagir. O primeiro desafio é pensar que todas as ações têm que ser partilhadas com alguém ou desafiar alguém a fazê-las.
Uma aplicação para manter as relações sociais entre os jovens com o distanciamento que a pandemia exige.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90