A partir do desafio “Tu controlas o teu mundo”, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) pretende incentivar os alunos do ensino secundário a desenvolver sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, plataforma eletrónica open-source de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis e fáceis de usar.
O Arduino pode ler sensores, controlar os mais variados equipamentos ou objetos, como iluminação, sistemas de aquecimento, carros telecomandados, processando a informação e controlando desta forma os dispositivos ou o ambiente da forma pretendida, bastando para isso programá-lo através do computador.
Com base no tema "Dá autonomia ao que te rodeia", pretende-se que os jovens criem um projeto inovador na área tecnológica, desenvolvam e apliquem um sistema Arduino no projeto, promovendo o espírito crítico, empreendedor e criativo.
Podem participar neste concurso, individualmente ou em grupo (máximo de 3 alunos), alunos do ensino secundário ou profissional do distrito de Setúbal, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. Cada grupo ou participante deverá ter um professor responsável. As candidaturas deverão ser apresentadas até 30 de novembro de 2016.