Está a decorrer o período de candidaturas ao Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE), no âmbito do Programa Escolhas (PE), integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas, com o objetivo central de evitar o abandono precoce deste ciclo de estudos.
Desenvolvido em parceria pelo PE, pela Associação Letras Nómadas e pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, o Programa OPRE pretende atenuar as barreiras existentes entre estas comunidades e o sistema de ensino formal, disponibilizando 25 bolsas de estudo universitárias, bem como um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento destes/as jovens bolseiros/as e respetivas famílias.
Podem aceder a este programa, jovens oriundos de comunidades ciganas e residentes no território nacional, que estejam matriculados/as num curso homologado do ensino superior e que tenham obtido aproveitamento na maioria das disciplinas/unidades curriculares do ano curricular antecedente.
As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 4 de novembro.