Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 109 — 09/08/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
109
Data: 
Quarta, Agosto 9, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Assembleia da República 
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 45/2016, de 17 de agosto, que aprova um conjunto de regras complementares do processo de transição dos docentes do ensino superior politécnico regulado pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio.
Corpo: 
Assembleia da República 
Estabelece o pagamento faseado das propinas devidas pelos estudantes do ensino superior e um regime especial de pagamento por beneficiários de bolsas de ação social, procedendo à terceira alteração à Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto (Bases do financiamento do ensino superior).
Corpo: 
Assembleia da República 
Recomenda ao Governo que apoie os estudantes com necessidades educativas especiais.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo: 

- Portaria - Autoriza a Universidade do Algarve a assumir os compromissos plurianuais relativos à aquisição de serviços de viagens, transportes aéreos e alojamento, no âmbito do Acordo Quadro com a referência AQ – VA/Viagens, transportes aéreos e alojamento - 2011.

- Despacho - Alteração ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior, aprovado pelo Despacho n.º 13531/2009 (2ª série), de 9 de junho.

Informações Gerais: 
Corpo: 
O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, (CIEP-UE), e o Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança da Universidade Lusíada (CLIPIS) organizam, nos dias 8 e 9 de setembro, um congresso internacional dedicado ao problema da integração e capacitação dos migrantes nas nossas escolas.
 
As crianças e jovens filhos de imigrantes chegam às escolas portuguesas portadores de uma língua, uma cultura, uma visão do mundo e da vida diversos da língua, da cultura e da visão do mundo e da vida hegemónicos na sociedade portuguesa.
 
Importa conhecer esta realidade e, em função desse conhecimento, discutir o que fazer, porque fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos. É todo este estudo e discussão que se pretende com este congresso: «Capacitar e promover os imigrantes na turma».
Corpo: 
São animais exóticos e controversos. Causam arrepios, fobias, mas também fascínio e curiosidade. Habitam os campos, as selvas, as savanas, os desertos, as cidades, e em muitos casos, as próprias casas dos humanos. A maioria não representa qualquer perigo para os humanos, embora algumas sejam venenosas. São simultaneamente selvagens e animais de estimação e desde há muitos milhões de anos que desempenham um papel muito importante no equilíbrio ecológico do planeta, integrando a sua biodiversidade. 
E se mundo das aranhas é tudo isto, como não andar às aranhas?
 
Nesta exposição terá a possibilidade de conhecer as aranhas do ponto de vista científico, estético, sensorial e cultural. Pretende-se igualmente que conheça melhor os medos e fobias que envolvem estes animais e, quem sabe, enfrentá-los racionalmente.
 
Atreva-se a Andar às Aranhas…No Exploratório – Ciência Viva de Coimbra.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90