Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 124 — 28/09/2022

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
124
Data: 
Quarta, Setembro 28, 2022
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros
Procede à definição de medidas preventivas que permitam fazer face à atual situação e a eventuais disrupções futuras, tendo sempre em vista a garantia da segurança do abastecimento de energia.
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros
Altera o regime da organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional.
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros e Finanças - Gabinetes do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa e da Secretária de Estado do Orçamento
Autoriza a AMA, I. P., a proceder à repartição de encargos com o contrato de aquisição de serviços para atendimento técnico por telefone, e-mail, chat, videochamada e redes sociais, em regime de bolsa de horas.
Corpo: 
Presidência do Conselho de Ministros, Economia e Mar e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Gabinetes do Ministro da Economia e do Mar, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa
Designação do Centro Nacional de Cibersegurança como centro nacional de coordenação para efeitos do Regulamento (EU) 2021/887 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio de 2021, e criação de consórcio entre o Centro Nacional de Cibersegurança, a Agência Nacional de Inovação, S. A., e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P..
Informações Gerais: 
Corpo: 
Estão a decorrer as inscrições para a 2.ª edição do Projeto Ciências da Computação, que inclui as áreas do Pensamento Computacional, Programação, Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada.
A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) disponibiliza o formulário de adesão ao projeto, até ao dia 30 de setembro.
A participação no Projeto implica que os/as professores/as de informática o proponham nas suas escolas, para ser integrado como Oferta de Escola, Complemento à Educação Artística, Oficina, Clube ou outra iniciativa criada no âmbito da flexibilidade e autonomia das escolas nos 2.º e 3.º ciclos.
Corpo: 
A Rede Eurydice publica na sua página eletrónica, o Relatório subordinado ao tema “Ensino e aprendizagem em escolas na Europa durante a pandemia Covid-19”.
A Publicação divulga uma perspetiva do impacto da pandemia de COVID-19 na organização da educação escolar e analisa as respostas políticas mais relevantes que foram implementadas pelos sistemas educativos europeus para auxiliar com as dificuldades emergentes no ensino e na aprendizagem.
Os resultados salientam a importância de oferecer aos alunos uma tutoria complementar em pequenos grupos ou um ensino diferenciado, para ajudar aqueles que experienciam dificuldades, devido à aprendizagem a distância. Esta análise também revela, em muitos países, a súbita transição para a aprendizagem a distância contribuiu como um impulso importante para a aceleração da digitalização das escolas.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Furão; Ana Pimentel; Cristina Magro; Márcia Leal
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90